Veja por que você deve contratar e reter talentos em sua empresa

Você já deve saber o quanto é importante para uma organização ter uma equipe de profissionais competentes e comprometidos com o trabalho. Afinal, é por meio deles que as atividades são realizadas e, consequentemente, as metas e objetivos alcançados.

Porém, vivemos em um mercado bastante competitivo, tanto na área de vendas de produtos e serviços quanto na aquisição de novos profissionais para compor seu time de TI. Portanto, é fundamental entender que para conseguir reter talentos na empresa é preciso oferecer diferenciais competitivos.

Estes diferenciais podem ser apresentados de diversas formas, mas todos buscam garantir melhores condições de trabalho para o profissional e proporcionar um ambiente organizacional agradável, contribuindo para que ele exerça suas funções da melhor forma possível.

Por que reter talentos na empresa é tão importante?

Está sendo cada vez mais difícil encontrar serviços especializados de qualidade, assim, se sua empresa pretende contar com os melhores profissionais do mercado, terá que oferecer vantagens que os façam cobiçar uma vaga na sua equipe de TI.

Como dissemos anteriormente, se sua empresa conta com profissionais de qualidade ela terá condições de alcançar resultados ainda mais positivos. Entretanto, este não é o único benefício de se investir na retenção de colaboradores.

Sempre que um colaborador é desligado da organização, é necessário realizar todo o processo demissional e investir na contratação de um novo profissional. Estas etapas geram um alto custo para a empresa, portanto, é mais vantajoso elaborar estratégias para não perder o colaborador para a concorrência. Além disso, quanto mais atrativos forem os incentivos e benefícios da organização, maior a probabilidade de ela ser bem vista no mercado. Afinal de contas, os colaboradores gostam de compartilhar seu orgulho pelo local onde trabalham em seus ciclos sociais.

Sabendo disso, já está claro que sua empresa precisa definir quais vantagens irá oferecer para conseguir reter talentos na empresa. Por isso, selecionamos algumas opções que podem ajudá-lo a realizar este processo.

Comece pela contratação

O momento da contratação do profissional é muito importante. Nesta hora, ele precisa sentir-se acolhido e entender que é um membro importante e fundamental no time. Portanto, deve-se proporcionar condições favoráveis para que ele tenha uma boa primeira impressão da empresa.

Também precisará conhecer mais sobre a empresa, seus objetivos e sua cultura organizacional. Portanto, é indicado que os profissionais de RH da organização façam a disponibilização de materiais que ajudem o contratado a conhecer a política do seu novo local de trabalho.

Garanta uma boa remuneração

O perfil profissional da atualidade é diferente, não só na área de TI, mas também nas demais áreas. Hoje, receber um bom salário não é garantia de manter um funcionário satisfeito com o local onde trabalha.

Porém, é preciso que a remuneração do funcionário esteja, no mínimo, adequada com a do mercado e compatível com a função que ele exerce. Mesmo não sendo o principal fator de motivação do colaborador, uma remuneração atrativa ainda é percebida como um forte diferencial para a organização.

Ainda, oferecer opções de remuneração extra, como participação nos lucros da empresa e outras premiações, podem ser uma boa forma de conquistar a fidelidade e motivação do colaborador.

Invista no desenvolvimento profissional do colaborador

Outro meio de reter talentos na empresa é investir no desenvolvimento e capacitação profissional do colaborador.

A tecnologia avança muito rápido e o mercado de TI precisa acompanhar este progresso para não perder espaço para a concorrência. Desta forma, proporcionar condições para que os colaboradores possam conhecer e se familiarizar com o que há de mais moderno na área, ajudará sua empresa a desenvolver soluções cada vez mais inovadoras.

Você pode oferecer capacitações dentro da própria empresa ou permitir que o profissional utilize parte do horário de trabalho dele para realizar cursos e treinamentos online. A organização também pode arcar com as despesas de capacitações externas.

É bom que fique bem claro para o colaborador que o conhecimento adquirido nos treinamentos concedidos pela empresa deve ser aplicado em suas atividades, favorecendo o resultado dos negócios.

Proporcione flexibilidade de horário

Mais uma maneira de incentivar os colaboradores a permanecerem na empresa é propor horários de trabalho flexíveis. Algumas organizações já permitem que o trabalhador seja livre para executar suas tarefas diárias, sem limitar uma carga horária obrigatória. O mais importante é que o serviço seja executado no prazo e com a melhor qualidade possível.

Ainda, dependendo da atividade que o funcionário executa, ela pode ser realizada de casa. Assim, a empresa proporciona mais liberdade para o profissional e consegue reduzir custos de mão de obra com a presença do trabalhador no local.

Lembre-se, antes de oferecer benefícios ligados a carga horária do colaborador, é preciso conhecer os procedimentos legais para realizá-los e verificar se este procedimento está de acordo com as políticas da empresa.

Ofereça um plano de carreira

Qualquer profissional pensa em crescer dentro de uma organização. Por mais que o perfil profissional tenha mudado e, principalmente os trabalhadores mais jovens, estejam transitando entre uma empresa e outra mais facilmente, todos gostam de perceber seu trabalho reconhecido, principalmente com uma promoção. Por isso, empresas que possuem plano de carreira são mais atrativas que as outras. É um ponto que estimula o profissional a permanecer na organização e gerar resultados ainda melhores.

Porém, é importante que fique claro para o trabalhador quais são os critérios para que ele possa subir de cargo. Ele precisa entender o que precisa fazer e quanto tempo levará para alcançar a posição almejada.

Agora você já sabe o quanto é importante investir em estratégias para reter talentos na empresa e algumas das maneiras que esta prática pode ser aplicada na organização. Cabe a você escolher as que melhor se encaixam na cultura organizacional da sua empresa e colocá-las em prática. E lembre-se, uma das questões que mais segura uma pessoa na empresa é a possibilidade de aprender, se desenvolver e crescer.

Se você gostou deste artigo, continue recebendo informações importantes sobre TI que o ajudarão a gerir cada vez melhor sua área. Basta assinar nossa newsletter para receber o conteúdo em seu e-mail.

No Comments Yet.

Leave a comment