Veja como o serviço de outsourcing de TI se responsabiliza pelos impactos no negócio

O serviço de outsourcing de TI é uma tendência inevitável hoje em dia. Com o setor de tecnologia tornando-se cada vez mais importante para o sucesso dos negócios, as empresas procuram equipes especializadas nessa área visando maximizar os benefícios e aproveitar tudo o que a tecnologia pode oferecer.

Nem tudo, porém, é tão fácil como parece. O outsourcing de TI ganhou tanta importância estratégica que, atualmente, é responsável por impactos positivos e negativos no negócio, podendo garantir o sucesso ou levar a empresa ao fracasso.

Tanta relevância merece ser analisada com calma, e é isso o que faremos aqui. Neste artigo, você entenderá a fundo o assunto e conhecerá melhor sobre:

  • o que é exatamente outsourcing de TI;
  • como impacta positiva ou negativamente uma empresa;
  • quais os benefícios que esse serviço leva aos negócios.

Gostou do tema? Entender os detalhes e as nuances desse serviço é vital para o sucesso da sua empresa. Não deixe de ler este artigo.

Outsourcing de TI: uma explicação rápida e definitiva

Outsourcing de TI é o nome, em inglês, cunhado para expressar a contratação de uma empresa por outra para gerenciar parte ou todo o seu departamento de tecnologia da informação.

Sim, podemos dizer que é uma espécie de terceirização. A diferença é que a terceirização foca as atividades meio, como limpeza e segurança, enquanto o outsourcing refere-se à terceirização de áreas estratégicas, como é o caso da tecnologia.

Quando uma empresa adere a essa estratégia, ela pode, por exemplo, contratar uma prestadora para desenvolver o software, administrar o banco de dados ou mesmo implementar e manter toda a infraestrutura, desde o conjunto de programas, ERPs até os equipamentos físicos.

Impactos negativos a serem evitados com o outsourcing de TI

Como explicado, outsourcing é a terceirização de uma área estratégica da empresa. É colocar uma atividade-chave do seu negócio na mão de outras pessoas. Por isso, precisa ser feito com cuidado e inteligência. Caso contrário, pode levar a impactos negativos.

Para entender melhor esse perigo, vamos lançar mão de um exemplo. Imagine que você tenha um e-commerce e contrata uma prestadora para desenhar e manter a sua infraestrutura de TI. A fornecedora, porém, não realiza os estudos corretos e adquire um servidor pequeno.

Pois bem, a época de Natal chega, o número de visitas ao e-commerce dispara e aumenta a quantidade de clientes em busca de produtos. Por causa do servidor ruim, o site fica lento, não processa as compras e afasta possíveis compradores. É prejuízo certo e capaz de inviabilizar a empresa, não é mesmo?

Perceba como o outsourcing de TI foi o responsável pelo fracasso. Além do servidor adequado, a empresa contratada também fica responsável por outras questões estratégicas, como escolher cada software certo para uso interno dos funcionários, os aplicativos para serem usados pelos clientes, os computadores e a segurança da informação. É muita responsabilidade.

Tudo isso é vital para a sua empresa. Se não for bem feito, pode causar um prejuízo enorme. Mas, calma. Lendo até aqui, você pode pensar que essa história de terceirizar a TI é uma roubada. Não é assim. A seguir, vamos destacar os benefícios e mostrar como esse serviço pode levar a sua empresa ao sucesso e aprimorar os processos internos.

Benefícios e contribuições para os processos da empresa com o outsourcing de TI

O serviço de outsourcing é uma tendência inevitável, e há boas razões para se pensar assim. As organizações que optaram por essa estratégia, executando-a da maneira correta, estão colhendo frutos e se destacando dos concorrentes.

Isso tudo porque os processos ganham muito em eficiência e performance. Para você entender melhor, vamos elencar os principais benefícios. Acompanhe:

Melhora o foco da empresa

Tecnologia da informação demanda tempo, conhecimento e muitas horas de trabalho. É tanta coisa para fazer que a sua empresa pode gastar mais tempo se preocupando com TI do que com o core business. E isso não é nada bom.

Com o outsourcing, você corrige esse problema. Ao contratar uma boa prestadora de serviço, você deixa a tecnologia da informação aos cuidados dela e põe o foco apenas nos processos mais importantes, que vão melhorar o caixa da organização. Se a atenção do seu trabalho estiver nas áreas certas, você terá muito mais chances de conseguir sucesso no negócio.

Redução de custos

Uma das vantagens mais atraentes do outsourcing de TI é a redução de custos. Para manter a área de tecnologia internamente, você terá que contratar pessoal qualificado, lidar com a rotatividade de mão de obra e investir em renovação de máquinas e softwares. São processos desnecessários e que aumentam a burocracia.

Com o outsourcing, tais processos não são mais necessários. Afinal, uma empresa especializada, com equipe própria e equipamentos de ponta, estará responsável pela sua área de TI. A especialização ajuda a reduzir custos. Com custos menores, a sua margem de lucro aumenta.

Pagamento flexível

Quando uma empresa mantém a sua equipe de TI internamente, precisa arcar com um custo fixo elevado. Quem adere à terceirização, no entanto, escapa dessa armadilha. Você pode contratar uma empresa e pagar apenas pela demanda necessária.

Se, por exemplo, tiver que desenvolver um novo software, pagará apenas por isso. Se precisar fazer ajustes na infraestrutura, pagará apenas por esse serviço. Outsourcing é uma opção mais barata e mais flexível, se comparada à manutenção de uma equipe interna.

Dessa forma, os processos financeiros e de controle de custos ficam mais leves e objetivos. É a TI ajudando nos seus processos internos.

Menos custos trabalhistas

Os encargos trabalhistas e a gestão de funcionários são verdadeiras dores de cabeça para qualquer empresa. Com o outsourcing, você reduz bastante esse problema. Afinal, estará contratando outro CNPJ que se responsabilizará por toda essa questão, e você não precisará mais se preocupar com:

  • contratar alguém para cobrir férias de um funcionário;
  • lidar com rodízio de profissionais de TI;
  • estruturar um plano de cargos e salários para a área;
  • realizar processos de contratação em busca de talentos.

São tarefas importantes, mas cansativas e que desgastam a empresa, não é verdade? Livre-se delas de uma vez por todas.

Não há dúvida de que o serviço de outsourcing de TI traz enormes benefícios às organizações. Porém, lembre-se de que é importante contratar um bom fornecedor. Sem isso, a estratégia não vai render o que você espera. Coloque a sua TI nas mãos de prestadores qualificados.

Este conteúdo o ajudou a entender melhor o que é outsourcing, quais são os seus riscos e como ele impacta o seu negócio?

Aproveite para entender melhor sobre o BPO (Business Process Outsourcing) e também confira as melhores dicas para implantá-lo na sua empresa!

Capa de ebook - guia para implantar um projeto de BPO (Outsourcing de TI)

No Comments Yet.

Leave a comment