Por que fazer uma alocação de mão de obra especializada em TI?

A alocação de mão de obra especializada em TI é uma forma de contar com profissionais de alto nível técnico com um custo otimizado e é uma excelente estratégia para potencializar a eficiência dos recursos tecnológicos da empresa sem correr o risco de perder o foco do negócio.

A tecnologia hoje é fundamental para a geração de valor em organizações de todos os setores, mas, em companhias que não são da área de TI, existe um imenso desafio na contratação de especialistas capazes de atender todas as suas demandas técnicas.

Neste artigo, explicaremos como a alocação de mão de obra especializada em TI pode ser uma solução para esse problema e por que ela deve ser feita. Boa leitura!

O que é alocação de mão de obra especializada em TI?

A alocação de mão de obra é uma forma de contratação do serviço de especialistas qualificados com um custo reduzido. Em vez de gastar com seleção, recrutamento e contratação dos profissionais, uma empresa apenas contrata uma consultoria especializada que identificará suas demandas e disponibilizará o perfil certo para supri-las.

Ela pode ser feita em qualquer especialidade, mas é relativamente mais comum na área de TI. Isso acontece porque, além da crescente importância da tecnologia nos processos de geração de valor em qualquer setor, a área de TI é bem ampla e variada, com inúmeras responsabilidades que possuem sinergia alguma.

Isso significa que mesmo um exímio programador em Javascript pode ser leigo em instalação de redes e desconhecer os princípios mais básicos da manutenção de hardware. Não existe um profissional coringa que supre todas as demandas de uma empresa e, até mesmo para identificá-las, é preciso conhecimento técnico em diversas especialidades.

Uma suposta solução para isso seria ter um setor de TI completo, com profissionais de todas especialidades que possam, juntos, visualizar todo o espectro de demandas de tecnologia da organização e atendê-las com excelência.

Só que na prática o custo disso seria proibitivo. Além disso, essas demandas nem sempre seriam frequentes e regulares — boa parte da equipe ficaria encostada a maior parte do tempo. E essa ociosidade não só significa perda de dinheiro para a empresa, mas também uma lenta corrosão das habilidades técnicas desses especialistas.

Além disso, mesmo se não for levado em consideração os altos custos com a equipe, seria difícil ter os melhores especialistas em TI. Isso porque esses profissionais preferem fazer carreira em empresas que são da área de tecnologia, pois lá seus talentos serão mais exigidos e existirão mais oportunidades de crescimento.

Mas, com a alocação de mão de obra especializada em TI, a empresa contrata os serviços de uma parceira que é da área de tecnologia e, por isso, tem em seu banco de talentos esses especialistas.

Quais as vantagens da alocação de mão de obra especializada em TI?

A principal vantagem da alocação de mão de obra especializada em TI é a simplificação da seleção de profissionais de tecnologia, o que também implicará em uma redução dramática nos custos desse processo e nas despesas trabalhistas.

Em empresas que não são da área de tecnologia, é difícil até descobrir exatamente quais são suas reais necessidades de TI. E escolher o perfil certo para supri-las é mais ainda: para identificar um verdadeiro especialista em uma área, é preciso o olhar de outro.

Porém, com a alocação da mão de obra, a empresa parceira será capaz de enxergar tanto a demanda como a solução para a TI da organização, disponibilizando os recursos humanos necessários para tal.

Esse processo não é só mais preciso como também muito mais ágil: em vez de gastar semanas ou até meses para selecionar e contratar um profissional, é possível começar a trabalhar com ele em poucos dias com a contratação de uma parceira que já conta com esse especialista em seu banco de talentos.

E como essa contratação será terceirizada, os custos trabalhistas envolvidos nela serão bem menores, assim como o risco jurídico de processos na justiça do trabalho.

Por fim, outra grande vantagem da alocação de mão de obra especializada em TI é a redução dos custos de treinamento. O profissional contratado nessa modalidade já começa a trabalhar com um escopo de responsabilidade muito bem definido e todas capacidades técnicas para cumpri-las, precisando apenas de alguns dias para se acostumar com o novo ambiente de trabalho.

Como fazer a alocação de mão de obra especializada em TI?

Para fazer a alocação de mão de obra especializada em TI, basta contratar uma empresa de consultoria em TI que forneça esse tipo de serviço. E ainda que seja uma tarefa imensamente mais simples que recrutar, selecionar e contratar os profissionais, é preciso alguns cuidados especiais na hora de fechar esse acordo.

A escolha da empresa que fornecerá os talentos é a mais importante delas. Busque por companhias que tenham um histórico de bons resultados e uma boa reputação, construída com histórias de sucesso na área. Se possível, converse com os outros clientes das opções consideradas e descubra se estão satisfeitos com as entregas dos profissionais alocados.

Quando fechar o acordo com a opção selecionada, deixe o mais claro possível quais são as responsabilidades de cada parte e formalize tudo em contrato. Assim como qualquer negócio fechado entre duas empresas, é preciso transparência e atenção nesse momento decisivo.

Além disso, estabeleça indicadores de performance para monitorar e avaliar os resultados dos profissionais alocados. Caso o desempenho esteja abaixo do esperado ou do combinado, é possível trocar os especialistas com muito mais agilidade do que a demissão e contratação de colaboradores pela CLT.

Por fim, quando receber os profissionais terceirizados, é fundamental acolhê-los como parte da equipe. Eles trabalharão em conjunto com o restante do time e é fundamental que exista uma boa comunicação e integração entre toda a força de trabalho da organização.

Nos primeiros dias do especialista alocado, invista em apresentar a empresa e seus processos de trabalho e geração de valor. Além disso, desenvolva mecanismos para que ele seja aceito e rapidamente integrado ao time.

E agora que você já sabe porque fazer a alocação de mão de obra especializada em TI, aproveite para seguir nosso perfil no LinkedIn e curtir nossa página do Facebook para ficar por dentro dos melhores conteúdos de gestão e TI.

Quer saber mais sobre alocação de profissionais? Acesse o nosso ebook gratuito:

No Comments Yet.

Leave a comment