Por que a sua empresa deve fazer backup em nuvem?

Uma empresa moderna possui a tecnologia integrada ao seu ambiente de trabalho. Nesse cenário, é importante que as políticas de manutenção e prevenção de riscos incorporem serviços e soluções inteligentes, como é o caso do backup em nuvem.

Esse método consegue levar a confiabilidade dos processos de backup a um novo nível. O acesso a arquivos fica mais fácil e inteligente. Além disso, o custo diminui, gerando mais receitas para a companhia.

Quer saber mais sobre o tema? Então veja o nosso post abaixo!

O que é uma política de backup?

Essa estratégia é criada para proteger as informações de usuários após uma falha operacional. Ela consiste na criação de cópias (ou imagens) de um sistema ou apenas de arquivos críticos para o funcionamento do negócio.

Ou seja, com a política de backup, a empresa pode garantir a sua capacidade de restaurar rapidamente uma rede ou um arquivo importante se algo ocorrer. Assim, sempre existirá uma cópia atualizada das informações mais importantes, evitando grandes prejuízos.

Como o backup em nuvem se diferencia?

Hoje existem diferentes meios para salvar dados no ambiente corporativo. Nesse sentido, o backup em nuvem utiliza infraestruturas de cloud computing para dar mais centralidade, escalabilidade e flexibilidade ao processo.

Os arquivos serão sincronizados pela web continuamente para um ambiente de cloud computing. Assim, sempre que necessário, o gestor poderá recuperar os dados em uma máquina compatível, diminuindo as chances dos dados ficarem inacessíveis por uma falha local.

Essa política em nuvem surgiu para atender a uma demanda por meios mais simples e abrangentes de se manter uma política de backups. Tal solução pode ser instalada em vários aparelhos (como smartphones, servidores e tablets) para que a cópia de sistemas e arquivos seja executada de modo contínuo e centralizado.

O gestor deixa de se preocupar com a necessidade de adotar várias mídias de armazenamento ou avaliar constantemente se todos os aparelhos estão com as cópias em dia. Consequentemente, há uma melhora do fluxo de trabalho e um ganho de confiabilidade para as operações do time de TI.

Quais as vantagens do backup na nuvem?

Como apontamos acima, o backup em nuvem é uma solução moderna para as empresas manterem arquivos salvos de falhas operacionais. Em um cenário em que o negócio possui rotinas flexíveis e dispositivos espalhados por vários ambientes, essa solução ganha destaque em função das suas vantagens, que são:

Maior controle de dados

O backup em nuvem traz ao usuário um ambiente centralizado para controlar os seus arquivos. O gestor poderá monitorar todas as suas cópias de segurança em um único local, aplicar medidas de segurança próprias e realizar testes com alguns cliques.

Isso dá mais proteção ao negócio. As chances de uma informação ser acessada por terceiros cairão drasticamente, uma vez que os processos de controle e segurança de arquivos terão maior abrangência. Além disso, por estarem salvos em um servidor remoto, a exposição dos dados a vulnerabilidades internas também é eliminada.

Custos reduzidos

Toda empresa busca cortar gastos, especialmente em um contexto de crise econômica. Reduzir desperdícios cria uma nova fonte de recursos para a companhia realizar mais investimentos e auxilia a manutenção de um fluxo de receitas contínuo.

Com o backup em nuvem, a companhia poderá diminuir os gastos com tecnologia. A infraestrutura utilizada para salvar os dados será exatamente aquela que a empresa necessita, independentemente da variação de demanda em um período.

Ou seja, não haverá mais a necessidade de direcionar recursos para manter dispositivos que não são utilizados. Dessa forma, o gasto com tecnologia fica mais preciso.

Possibilidade de unificar o acesso a dados

A gestão de informações é um processo complexo, especialmente no cenário moderno. Conforme dispositivos móveis, tablets, servidores e notebooks são integrados a uma única infraestrutura, maior é o número de equipamentos gerando informações para a companhia.

O backup na nuvem, nessa situação, surge como uma forma simples de centralizar o acesso às cópias de todos os arquivos. Todos os registros que forem incluídos na operação de backup serão salvos no mesmo local, independentemente da sua origem.

Para o gestor de TI, isso deve ser visto como um fator estratégico. O processo de gestão será simplificado e, assim, haverá mais tempo para a execução de demandas táticas: o time de TI não terá que gastar muito tempo gerenciando múltiplas mídias, a cópia de arquivos e o nível de atualização de backups, uma vez que tudo isso será administrado automaticamente pela solução de backup em nuvem.

Alta escalabilidade

As demandas de uma empresa podem mudar regularmente. Conforme a tecnologia é integrada ao ambiente de trabalho, os processos são alterados e, ao mesmo tempo, cresce o número de dados estratégicos salvos em meios digitais.

Nessa condição, o gestor de TI possui um desafio. O processo de backup de dados deverá ser capaz de lidar com um número de informações crescentes e que, além disso, é modificado a todo instante.

Por essa razão, implementar uma solução de backup em nuvem pode ser a melhor solução. Ela tem a flexibilidade ideal para o ambiente corporativo moderno: o espaço utilizado para salvar informações pode ser ampliado ou reduzido a qualquer momento, sem que isso envolva a compra de novos aparelhos ou longos processos de instalação e configuração de infraestrutura.

A política de backup de dados se tornou um processo básico para quem trabalha com gestão de TI. Ela é responsável por dar confiabilidade ao negócio, reduzindo as chances da empresa não ter acesso aos seus arquivos após uma falha. Além disso, é por meio dessa prática que o impacto causado por problemas é eliminado, uma vez que a restauração das operações será muito mais ágil.

Em outras palavras, o investimento no backup em nuvem é crucial para que a companhia tenha um modo confiável, robusto e seguro para salvar as suas informações mais importantes. Isso dará mais confiabilidade para o negócio, além de meios para lidar com falhas e imprevistos sem que eles causem um grande prejuízo ao empreendimento.

Se você quer saber mais sobre isso a fim de desenvolver o seu negócio, fale com a gente!

No Comments Yet.

Leave a comment