O que são e como funcionam as metodologias ágeis?

Nos últimos anos, o mercado de desenvolvimento de software sofreu grandes mudanças. Agilidade se tornou a principal palavra envolvida nos processos da área, na medida em que desenvolvedores e usuários começaram a ter demandas mais flexíveis e que são alteradas constantemente. Diante desse cenário, buscar mecanismos mais inteligentes e eficazes para atender as necessidades do mercado passou a ser vital.

Para isso, foram criadas as metodologias ágeis. Elas tornam o ambiente de trabalho mais flexível, integrado e focado nas demandas do usuário. Além disso, facilitam a realização de mudanças no dia a dia da empresa, diminuindo as chances de um projeto dar errado.

Se você quer saber mais sobre o tema e entender como as metodologias ágeis afetam a sua empresa, acompanhe o post de hoje!

O que são as metodologias ágeis?

São novas formas de criar programas. Elas utilizam uma abordagem que dá mais flexibilidade aos profissionais de TI, uma vez que o planejamento e a execução de rotinas se tornam mais interativos. Uma metodologia ágil é aquela estruturada conforme os padrões descritos pelo Manifesto Ágil, publicado em 2001, em Utah.

Em geral, para ser caracterizada como uma metodologia ágil, o método de desenvolvimento deve ter mecanismos de planejamento adaptativo, times com autonomia, equipes com conhecimentos multidisciplinares e busca contínua por melhorias. Assim, é possível criar um ambiente de trabalho mais dinâmico e preparado para lidar com mudanças.

São conhecidos como os quatro princípios dos métodos ágeis de desenvolvimento a valorização de fatores, como:

  • os indivíduos e as suas interações em função de processos e ferramentas de trabalho;
  • o uso de softwares funcionais em vez da criação de uma documentação abrangente;
  • a colaboração com o cliente para buscar soluções em comum e ter menos foco na negociação de contratos;
  • a capacidade de responder com agilidade às mudanças em vez de manter um planejamento rígido.

Em outras palavras, as metodologias ágeis combinam a necessidade de manter o cliente satisfeito com a entrega incremental e contínua de funcionalidades. Os times terão um tamanho reduzido e conseguirão combinar conhecimentos para buscar formas de trabalho mais eficazes. Além disso, a comunicação será ativa, permitindo que todos atuem lado a lado para entregar produtos de alta qualidade.

Como os métodos ágeis podem beneficiar a sua empresa?

A adoção das metodologias ágeis pode trazer vários benefícios para as empresas de desenvolvimento. Com mais flexibilidade e integração, a entrega de resultados torna-se mais simples e a aderência aos prazos é ampliada. Entre os principais benefícios dessas metodologias, destacamos:

Ganho de agilidade

A diminuição do tempo necessário para finalizar qualquer etapa do processo de desenvolvimento de software é um dos maiores benefícios do investimento em uma metodologia ágil. Com a redução do tempo de duração de ciclos, além da criação de um ambiente de trabalho mais integrado, a empresa poderá maximizar a sua performance e trabalhar com alta produtividade, algo crucial para atender todas as demandas externas.

Múltiplas entregas

A possibilidade de entregar novas funcionalidades com rapidez é outro ponto positivo das metodologias ágeis. A principal consequência desse benefício está no maior índice de sucesso das iniciativas de desenvolvimento de software da empresa. Com funcionalidades sendo criadas de maneira incremental, as chances de atender expectativas dos clientes se tornam muito maiores.

Integração entre cliente e desenvolvedores

A ampliação da integração entre clientes e desenvolvedores melhora todos os processos de criação do software. Uma vez que a companhia terá o consumidor atuando lado a lado com os times de programadores, encontrará facilidade para definir estratégias, avaliar o que pode ser feito para atender demandas e criar recursos mais funcionais. Assim, a criação da ferramenta torna-se transparente e eficaz.

Mais integração interna

Um dos pontos-chave das metodologias ágeis é a necessidade de manter times compactos e integrados. O estímulo à comunicação é constante e, ao mesmo tempo, o negócio deve trabalhar para que todas as demandas e problemas sejam solucionados de forma unificada. Além disso, as soluções criadas pela empresa serão mais inovadoras e competitivas.

Redução de riscos

Considerando que o cliente atuará lado a lado com os profissionais para buscar a maneira mais inteligente de criar uma ferramenta, os riscos do projeto de desenvolvimento serão muito menores. Para todos os envolvidos, isso será um fator estratégico, pois, uma vez que as chances de algo dar errado caem, o projeto pode ter uma taxa de retorno muito maior.

Como aplicar metodologias ágeis no ambiente corporativo?

A aplicação das metodologias ágeis de desenvolvimento no ambiente corporativo envolve uma grande mudança na maneira como a companhia enxerga as suas rotinas. As prioridades devem ser modificadas e, ao mesmo tempo, é necessário alterar o modo como rotinas de gestão e processos de desenvolvimento são estruturados.

A prioridade dos times de developers será atender as demandas dos clientes por meio da entrega contínua de funcionalidades. Quaisquer mudanças nos requisitos de um projeto passam a ser bem-vindas pelo negócio, mesmo que sejam tardias. Isso ocorre porque, no ambiente ágil, as alterações são capazes de agregar valor ao produto final.

Todas as entregas são feitas com aplicações em bom estado de funcionamento. Para que isso seja possível, os times devem trabalhar de maneira integrada, combinando conhecimentos e tendo autonomia para tomar as decisões que forem necessárias para atingir os objetivos esperados. A troca de informações, por sinal, deve sempre ser face a face.

O ritmo de trabalho também precisa ter o máximo de performance. Por meio da escolha inteligente da arquitetura que será utilizada, da definição clara de requisitos e da busca constante por melhorias, a empresa pode ter times de alta qualidade e agilidade. A medida do sucesso, nesse cenário, será a entrega de aplicações sólidas e funcionais.

E para melhorar a entrega de softwares com as metodologias ágeis, a empresa pode adotar a automação. Soluções de testes de softwares automatizadas conseguem identificar falhas no código-fonte automaticamente, evitando erros. Assim, o sistema conseguirá manter um funcionamento com mais qualidade.

A automação também pode ser utilizada para mensurar indicadores. Saiba o que torna essa estratégia a mais adequada para o perfil do negócio no nosso artigo sobre o tema!

No Comments Yet.

Leave a comment