O que fazer para ter uma TI mais estratégica?

Velocidade e agilidade estão se tornando fatores fundamentais para determinar se uma organização conseguirá sobreviver em um mercado tão dinâmico como o atual. Nesse cenário, ter uma TI estratégica faz toda a diferença.

As estratégias empresariais precisam ser mais flexíveis e as organizações, capazes de mudar de direção, priorizar e criar capacidades mais rapidamente e com maior frequência do que faziam no passado.

Dessa forma, o setor de TI deve trabalhar alinhado com a empresa e ser ele o percursor das mudanças estratégicas e tecnológicas.

Pensando nisso, desenvolvemos um post para esclarecer como a sua empresa pode transformar o departamento de TI, tornando-o mais estratégico e colaborador do crescimento sustentável para o negócio.

Confira!

Trabalhe com softwares de código aberto

Algumas empresas oferecem softwares com licença de uso open source. Ou seja, softwares livres, em que os profissionais de TI podem acessar o código-fonte e realizar alterações na estrutura, como mudanças de layout, adições de ferramentas e recursos, etc.

Além de permitir que a empresa desenvolva o seu próprio software por meio do acesso a uma comunidade de conhecimento partilhado, você agrega um método de treinamento gratuito para os usuários, uma vez que todos no setor podem participar ativamente do desenvolvimento, aprendendo e se atualizando constantemente.

Adote recursos de videoconferência

Reduzir custos de viagem e tempo desperdiçados fora do escritório pode ser particularmente útil se a empresa tem clientes multirregionais. Uma tecnologia de videoconferência faz exatamente isso. Permite que as empresas mantenham contato com seus clientes sem precisar enviar representantes para cada região.

Ao adotar a tecnologia, os profissionais serão capazes de se comunicar com clientes de todo o mundo através do compartilhamento de tela. Os custos dessa tecnologia são insignificantes se comparados com os de viagens, hospedagens e alimentação dos executivos.

Assim, conhecer e conversar com clientes podem ser tarefas mais simples, baratas, tranquilas se realizadas de forma remota.

Agregue uma comunicação unificada

Também chamada de “UC”, a comunicação unificada permite que os colaboradores da empresa enviem e recebam mensagens por meio de um único local (software). Ou seja, a comunicação interna e externa fica mais centralizada, dando aos gestores o poder de aplicar uma gestão da informação mais aprimorada.

Uma TI estratégica deve contar com a comunicação unificada, pois reduzirá os meios de comunicação disponíveis a apenas um, não perdendo mais informações privilegiadas que possam vir a ser passadas fora dela. Lembrando que o controle das informações será essencial para construir uma vantagem competitiva ao negócio.

Invista em uma estrutura na nuvem

Transferir a infraestrutura de TI da empresa para a nuvem é uma estratégia de otimização do setor e que engloba todas as operações do negócio. O IaaS (Infrastructure as a Service) tem sido utilizado com sucesso por empresas de pequeno, médio e grande porte ao redor de todo o mundo.

A virtualização se acentuou depois que se tornou mais acessível e à medida em que os gestores foram enxergando as vantagens e benefícios que a estratégia traz para potencializar os negócios, independente do segmento de atuação.

Veja abaixo alguns motivos para se investir em IaaS:

  • reduz custos com aquisição, downloads, instalações e atualizações de hardwares e softwares;
  • elimina a necessidade de espaço físico para armazenar os equipamentos de informática;
  • oferece maior segurança contra perdas de dados e acessos não autorizados ao sistema;
  • garante continuidade do trabalho caso haja queda do servidor principal;
  • favorece a escalabilidade para crescer sem grandes investimentos;
  • permite a criação de estações de trabalho remoto.

Tenha um Business Intelligence

O Business Intelligence (inteligência de negócios) permite que as empresas analisem dados, como a receita de vendas, dividindo-os por produtos ou departamentos, e fornece visões históricas, atuais e preditivas das operações comerciais.

As informações fornecidas podem ser tão refinadas que ajudam a direcionar a publicidade para um público mais adequado, reduzindo os custos enquanto aumentam o resultado das campanhas.

No passado era difícil descobrir quais eram os padrões de compra dos clientes, pois a coleta, agrupamento e análise dos dados eram feitos de forma manual e sujeitos a erros de interpretação.

No entanto, com as tecnologias de Big Data Analytics, agora podemos agrupar dados de várias formas para encontrar informações valiosas sobre o perfil dos clientes. Tudo sem grandes esforços.

Invista em um sistema ERP

O ERP (Enterprise Resource Planning), planejamento de recursos empresariais, é um sistema integrado que as empresas usam para gerenciar funções de negócios, como finanças, materiais, recursos humanos, etc.

Embora tradicionalmente tenha sido uma ferramenta utilizada por grandes organizações, agora está se tornando mais popular entre as empresas de pequeno e médio porte.

Há uma abundância de pacotes disponíveis no mercado. Alguns ainda podem ser caros, mas as plataformas sob demanda estão tornando o ERP mais acessível às PMEs.

Aqui você paga uma assinatura por usuário para ter acesso à tecnologia, que reduz o custo de entrada para pequenas organizações, mas permite o acesso a todos os benefícios que o sistema proporciona.

Integre o CRM com o ERP

O CRM (Customer Relationship Management), sistema de gerenciamento de relacionamento com clientes, armazena informações de clientes em um banco de dados centralizado.

Os sistemas de CRM podem tornar as equipes de venda mais eficientes, acelerando os processos de atração, conversão para leads qualificados, conversão de vendas e retenção.

Ou seja, toda a jornada de compras do cliente (funil de vendas) fica mais rápida devido à identificação dos hábitos de compra e oportunidades de upsell que o sistema oferece, tornando o sistema essencial para ter uma TI estratégica e alinhada com o negócio.

Use a tecnologia VoIP

A tecnologia VoIP (Voice over Internet Protocol) oferece uma comunicação de voz via internet, substituindo os tradicionais telefones fixos. Por ser uma tecnologia de baixo custo e ter uma eficiência equivalente às linhas de telefone fixo, passou a ser adotada por empresas de todos os tamanhos e segmentos.

Além de reduzir os custos com telefone, a tecnologia possibilita centralizar a comunicação em um método de UC.

Adote uma consultoria

Por mais que a sua equipe de TI seja capacitada e preparada para executar todas essas tecnologias e metodologias, saiba que é importante contar com o apoio de uma consultoria especializada, pois em algum momento os profissionais podem se deparar com situações em que tenham dúvidas, deixando passar questões que influenciam nos resultados futuros.

Como visto até aqui, existem inúmeras tecnologias e metodologias que contribuem para tornar a TI estratégica. O mais importante é que o departamento atue de forma alinhada com os objetivos do negócio, ajudando a otimizar os processos executados interna e externamente.

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