Descubra o que é Blockchain e quais as vantagens dessa ferramenta!

Na última década, uma tecnologia vem ganhando espaço no ambiente corporativo. O Blockchain surgiu junto com o Bitcoin e tem se destacado como uma forma simples, barata e segura de gerir dados. Além disso, ele permite que empreendimentos tornem as suas rotinas mais transparentes, inovadoras e confiáveis.

Quer saber como isso ocorre e as vantagens do uso do Blockchain no ambiente corporativo? Continue a leitura deste post!

O que é o Blockchain?

O termo Blockchain (que pode ser traduzido como cadeia de blocos) é utilizado para designar um método de armazenamento de dados baseado em pequenos blocos de informações. Ele foi criado para ser o livro-razão do Bitcoin, mantendo um banco de dados completo sobre todas as transações que são feitas com a moeda.

Assim, os usuários contam com um mecanismo simples para validar se um pagamento é legítimo. Por contar com um mecanismo de segurança que facilita a verificação de cada registro, a adoção dessa tecnologia está indo muito além do Bitcoin.

Como o Blockchain funciona?

O Blockchain atua como um conjunto de blocos utilizados para armazenar informações. A sua estrutura, de caráter descentralizado, assim como os mecanismos de proteção a dados, permite que fraudes sejam evitadas muito mais facilmente. Dessa forma, a gestão das informações passa a ser mais eficaz.

Em uma cadeia com três blocos, por exemplo, o bloco 2 apresenta informações sobre a identidade do bloco 1 e, da mesma forma, o bloco 3 apresenta informações sobre o bloco 2. Esses dados são únicos e facilitam a verificação da integridade de qualquer informação, uma vez que a modificação não autorizada pode ser identificada facilmente.

As informações que são compartilhadas entre os blocos para evitar fraudes recebem o nome de hashs. Cada hash é criado a partir de uma fórmula matemática que utiliza, como base, uma mensagem ou um arquivo e, assim, cria um código alfanumérico único para cada bloco.

Em outras palavras, o hash é feito utilizando as informações do bloco anterior em conjunto com os dados que forem fornecidos pelo usuário (normalmente, uma chave criptográfica) para criar uma identidade única para um bloco. Assim, o bloco pode ser "assinado" digitalmente.

Sempre que o bloco for modificado, o hash é alterado também. Se essa modificação for feita de maneira ilegal, é fácil identificá-la: o hash do bloco posterior será mantido com o seu formato original, o que sinalizará a mudança não autorizada para qualquer usuário.

Quais as vantagens da adoção do Blockchain no ambiente corporativo?

A adoção do Blockchain em diferentes ambientes está ocorrendo por vários fatores. Apesar de ter sido criada com o foco no Bitcoin, essa tecnologia permite que empresas tenham mais confiança nas suas operações, com a gestão de dados mais segura e eficaz. Assim, fraudes são evitadas e a gestão de rotinas se torna muito mais eficiente. A adoção dessa ferramenta apresenta algumas vantagens.

Gestão descentralizada de informações

Os dados mantidos no Blockchain podem ser anonimizados. Porém, o registro dos dados básicos para a sua validação é público e compartilhado entre todos os usuários da cadeia.

Isso traz mais transparência para as operações feitas com a tecnologia, melhorando o alcance de políticas de governança. Além disso, a fiscalização se torna mais precisa, uma vez que todos conseguem identificar qualquer indício de manipulação de registros.

Maior privacidade

Ainda que todas as operações sejam verificáveis, o Blockchain garante a privacidade do usuário. As partes sensíveis da cadeia são ocultadas com facilidade. Como consequência, a cadeia de blocos pode ser vista como uma tecnologia flexível.

A verificação da integridade das informações nele armazenadas é feita com facilidade, sem que isso comprometa a privacidade de qualquer pessoa.

Possibilidade de criar contratos inteligentes

O Blockchain tem mecanismos para evitar a modificação de dados que nele estão armazenados. Isso é fundamental para a gestão de contratos inteligentes. Transações e acordos são registrados por ambas as partes em meios digitais, com a garantia de que fraudes não ocorrerão.

Isso reduz riscos, custos operacionais e a burocracia em processos corporativos, sem comprometer a confiabilidade dos sistemas do negócio.

Baixo custo

O Blockchain é uma tecnologia de código aberto. Isso elimina uma série de custos operacionais durante a sua implementação no ambiente corporativo, uma vez que não há a necessidade de a empresa pagar pelo licenciamento da tecnologia.

Como consequência, os custos ficam reduzidos às rotinas de contratação de pessoal, implementação de ferramentas e o treinamento de times. Assim, a companhia pode atingir um retorno sobre o seu investimento muito maior.

Como empresas estão adotando o Blockchain?

As vantagens do Blockchain estão levando essa tecnologia para empresas de vários setores. Por tornar transações e a troca de dados mais segura, companhias do mercado financeiro e instituições governamentais já estudam a implementação dessa ferramenta nos seus principais processos. Veja, abaixo, alguns casos!

Itaú

O Banco Itaú adotou o Blockchain como um mecanismo para controlar as margens de garantia em seus investimentos, especialmente nos derivativos. Ele trouxe mais segurança para a negociação de valores e privacidade para o investidor que, agora, conta com um mecanismo mais inteligente para enviar recursos para o banco.

BNDES

O BNDES está realizando o teste do Blockchain com o banco alemão KfW. As duas instituições formaram uma parceria para que os financiamentos feitos pelo banco sejam mais verificáveis. Assim, toda a sociedade terá um mecanismo para fiscalizar o uso de recursos públicos, que é simples e de fácil acesso.

Comércio exterior

No comércio exterior, o Blockchain pode ser utilizado para gerir contratos de vendas. Os pedidos são registrados em uma cadeia de blocos acessível a todos os envolvidos e o pagamento é feito em tempo real. Assim, erros são evitados, ao mesmo tempo em que os custos operacionais caem.

Em resumo, o Blockchain trouxe mais segurança para o usuário e permitiu que várias rotinas do ambiente corporativo fossem feitas com transparência. Ele combinou privacidade com a flexibilidade necessária para que negócios evitassem fraudes com mais precisão. Assim, os negócios se tornam mais inovadores e levam a tecnologia para mais processos.

Gostou do nosso post? Que tal compartilhar ele entre a sua rede de contatos para que mais pessoas entendam as vantagens do Blockchain? Até a próxima!

No Comments Yet.

Leave a comment