A importância dos treinamentos para o setor de TI

Quem está atento às mudanças sabe que o mercado de TI está se expandindo rapidamente. Com a chegada das tecnologias de terceira plataforma no ambiente empresarial – como Big Data, Cloud Computing, Social Business e mobile –, cada vez mais corporações estão migrando suas operações para o meio digital.

Como consequência disso, tem crescido a demanda por profissionais qualificados e com formação abrangente, capazes de lidar com o processo de transformação digital nas empresas. Daí vem a importância de investir em treinamento e desenvolvimento para quem trabalha no setor de TI.

Mas apesar do cenário de expansão, as organizações ainda encontram algumas barreiras na hora de atualizar os profissionais deste setor. Neste artigo explicaremos o porquê disso e também qual a importância dos treinamentos e a melhor forma de implementá-los. Confira!

Busca por profissionais qualificados

O Brasil é o quarto maior mercado de TI do mundo e deve crescer 2,5% em 2017, segundo uma estimativa da IDC. Para os profissionais da área, isso representa grandes oportunidades de emprego e salários robustos, mas apenas para quem conseguir se destacar entre a concorrência.

Em outras palavras, é preciso investir em uma formação de qualidade e uma atualização constante para ocupar os bons cargos neste ramo, pois nesse cenário de transformação tecnológica as empresas buscam profissionais competentes e que estejam à altura das exigências impostas pelo mercado.

Como todos os anos surgem novos sistemas, metodologias e linguagens de programação, mesmo os profissionais já empregados e qualificados devem se manter atualizados com os assuntos que estão em alta no setor.

A importância dos treinamentos para o setor de TI

O mercado atual possui uma grande competitividade profissional, e isso facilita explica a demanda crescente por treinamento e desenvolvimento na área de TI.

Mas se por um lado as vantagens de uma equipe de TI capacitada são inegáveis, por outro, investir no treinamento dos profissionais requer tempo e dinheiro – principal motivo pelo qual muitas empresas não tomam essa iniciativa.

O que é frequentemente ignorado é que não investir na capacitação dos agentes deste setor também representa um prejuízo, seja ele a queda na qualidade dos seus produtos ou serviços, o aumento do número de erros ou a queda na moral dos seus colaboradores.

Veja a seguir quais são os benefícios de investir em treinamentos e desenvolvimentos para o setor de TI da sua empresa:

Mais eficiência

Profissionais sem capacitação são menos eficientes. O motivo para isso é simples: além de levarem mais tempo para completar seu trabalho, os profissionais sem treinamento vão ter mais dificuldades para encaminhar suas tarefas e cumprir suas responsabilidades.

Isso é ainda mais válido em tempos de transformação digital e inovação tecnológica. Muitas vezes, um profissional que era capacitado no momento de sua contratação deixa de acompanhar as mudanças tecnológicas e o desenvolvimento de novos métodos no ramo, tornando-se desatualizado com o tempo.

Maior produtividade

Um setor de TI capacitado vai errar menos e, consequentemente, gastar menos tempo e recursos com retrabalho. Por outro lado, seus colaboradores terão um valor de produção mais alto, entregando produtos ou serviços de maior qualidade para os clientes.

Algumas vantagens de optar pelo desenvolvimento do setor de TI são:

  • aumento da produtividade com a redução de custos;
  • redução do tempo de criação do produto ou serviço;
  • desenvolvimento de um ambiente de trabalho mais confiante e produtivo.

Retenção de clientes

Profissionais sem capacitação cometem mais erros, o que pode resultar na perda de clientes para a sua empresa.

Um setor de TI capacitado é sinônimo de eficiência, qualidade e credibilidade nos produtos ou serviços oferecidos, o que afeta positivamente o grau de satisfação e a retenção dos consumidores.

Moral mais alta

Não é segredo que os treinamentos aumentam o nível de satisfação, motivação e moral dos profissionais em relação ao trabalho. Alguns deles podem até ajudar seus colaboradores a resolverem conflitos e mal-entendidos, que são a principal razão do aumento de estresse no ambiente de trabalho.

Os benefícios que os treinamentos podem trazer aos colaboradores são:

  • novas habilidades e conhecimentos;
  • aprimoramento de capacidades já existentes;
  • aumento de confiança e competência das equipes;
  • sensação de aptidão para realizar os trabalhos;
  • inclusão do aprendizado e da atualização na cultura do ambiente de trabalho;
  • redução do índice de turnover de funcionários.

Planejando o treinamento das equipes de TI

Existem diversos tipos de treinamento, certificação e desenvolvimento disponíveis no mercado. Eles vão desde o estudo individual até a contratação de um terceiro para realizar a formação dentro do ambiente de trabalho.

Por isso, antes de mais nada, é preciso identificar com precisão quais são as transformações que estão acontecendo nas demandas dos seus consumidores e como isso afeta o planejamento estratégico da sua organização e da força de trabalho.

Depois disso, formule um plano de ação para a estratégia de treinamento das equipes e só então foque nos pontos em que elas precisam de mais capacitação.

Na prática, muitas empresas têm optado por cursos de formação e certificação em linguagens de programação, novas tecnologias e metodologias, com o objetivo de acompanhar as exigências da transformação digital. Alguns exemplos de certificação mais comuns são:

ITIL

A ITIL é uma biblioteca que reúne as melhores práticas em gestão de tecnologia da informação com foco no cliente e na qualidade dos serviços.

Suas cinco publicações principais são Estratégia de Serviço, Desenho de Serviço, Transição de Serviço, Operação de Serviço e Melhoria Contínua de Serviço.

Esses direcionamentos promovem o alinhamento do negócio e o aumento da eficiência operacional, entre outros benefícios.

Lean IT

Lean IT é uma combinação dos conceitos da filosofia Lean e do Sistema Toyota de Produção aplicada na área de TI. Seu foco é eliminar desperdícios e agregar valor ao negócio, promovendo mudanças na cultura organizacional.

Não deixe de conferir também o nosso Manual completo do Lean IT, nele você vai se aprofundar em todas as vantagens dessa filosofia tão querida pelas empresas!

esteira convencional com dinheiro pegando fogo e sendo desperdiçado e após passar pela torre do lean it, o dinheiro sai com velocidade e é preservado

COBIT 5

COBIT 5 é versão mais atual do framework de boas práticas de governança e gestão empresarial de TI. Sua estrutura proporciona a integração de todos os modelos ISACA e outros modelos reconhecidos internacionalmente.

Esta certificação é ideal para líderes e gerentes de TI, independentemente do seu ramo de atuação.

Gostou deste artigo? Conseguiu compreender a importância de investir em treinamento e desenvolvimento na área de TI? Então compartilhe o post nas redes sociais e mantenha seus amigos e seu networking também atualizados sobre o assunto.

No Comments Yet.

Leave a comment