7 razões para implementar um ambiente inovador em sua empresa

O tempo em que o espaço de trabalho era frio, chato e burocrático passou. Na atualidade, muitas empresas objetivam arquitetar um ambiente inovador, capaz de entusiasmar o público interno e promover novas experiências no trabalho.

Não por acaso, é cada vez mais comum observar espaços no conceito aberto, com maior descontração e facilidade de comunicação interpessoal. Algumas empresas vão muito além — na sede brasileira do Walmart tem até mini campo de golfe, por exemplo.

Selecionamos algumas informações para você. Nesse artigo, vai entender as principais vantagens de criar um ambiente inovador em sua empresa. Continue a leitura e fique por dentro do assunto. Boa leitura!

1. Aumento do bem-estar entre os empregados

A qualidade de vida é elemento crucial à correta gestão de pessoas. Se os profissionais não se sentirem bem no local trabalho, dificilmente vão prosseguir nele. Por outro lado, quando há bem-estar, existe mais comprometimento e entrega no expediente.

Uma pesquisa mostra que o bem-estar tem impactos muito mais abrangentes do que o imaginado. Empresas que investem no assunto são, em média, 70% mais rentáveis e 86% mais produtivas — além de tornarem-se mais atraentes para novos talentos.

Quando há um ambiente inovador na empresa, os profissionais se sentem mais livres para criar e empreender internamente — conceito chamado de intraempreendedorismo. Tudo isso, sem qualquer dúvida, possui um grande impacto no bem-estar interno.

2. Progresso contínuo do empreendimento

Um recente estudo mostra que apenas 12% das maiores empresas do mundo listadas na Fortune 500 de 1955 permaneceram até hoje na lista — as outras reduziram significativamente de tamanho, foram adquiridas ou faliram.

Mais do que nunca, é necessário que as organizações inovem e progridam continuamente, abandonando antigas práticas e apostando no novo. Isso garante sua adaptação aos novos mercados, bem como sobrevivência no médio-longo prazo.

A construção de um ambiente inovador contribui fortemente nesse sentido, visto que todos os profissionais passam a pensar “fora da caixa” e abraçar as mudanças com mais entusiasmo. Logo, é possível progredir continuamente e atingir melhores resultados.

3. Melhor comunicação interna empresarial

A comunicação é um importante elemento em qualquer empreendimento. Ela garante que as tarefas sejam realizadas com alinhamento, que as equipes atuem com sinergia e o número de erros seja significativamente reduzido no dia a dia.

Um ambiente burocrático, no entanto, interfere na qualidade da comunicação. Há diversas restrições e “cerimônias” para que um liderado se comunique com seu superior ou mesmo com outro setor da empresa — o que prejudica a eficiência operacional.

Por outro lado, um ambiente inovador garante uma estrutura mais horizontal de trabalho, com menores restrições à comunicação e relacionamento entre líderes/liderados. Assim, é possível oferecer um diálogo mais fluido e eficaz.

4. Aumento da atração e retenção de talentos

Encontrar e contratar talentos é um assunto cada vez mais popular, em especial no setor de gestão de pessoas. Com profissionais talentosos é possível estruturar equipes de alto desempenho, bem como potencializar os resultados da organização.

Ao construir um ambiente inovador, é possível reforçar a marca empregadora da empresa, o que reflete na otimização da estratégia de atração e retenção.

Nos dias atuais, os profissionais não estão mais dispostos a sacrificar sua saúde e bem-estar para ocupar cargos em empresas burocráticas. Os talentos preferem ambientes inovadores, onde há chance de crescer e contribuir significativamente.

O mesmo vale para a retenção! Não adianta tentar manter os profissionais em um ambiente nocivo à saúde física ou mental, é quase impossível. Deve-se, no entanto, investir na melhoria do local de trabalho, tornando-o mais agradável e inovador.

5. Otimização da experiência dos clientes finais

O ambiente de inovação também impacta a forma como os clientes veem a empresa, se relacionam com os atendentes e tomam decisões de compra. Sem a inovação necessária, é impossível se manter na vanguarda e manter os clientes satisfeitos.

Sabe-se que 86% dos clientes migram para a concorrência por conta do mau atendimento — fruto de profissionais desmotivados, que laboram em ambientes noviços e burocráticos. Logo, é indispensável ter atenção dobrada ao ambiente de trabalho.

Um ambiente adequado, por outro lado, melhora toda a experiência de compra. O próprio cliente sente que suas necessidades estão sendo tratadas de uma forma diferente, que os colaboradores possuem mais autonomia e, por isso, atendem com qualidade.

6. Melhora da produtividade diária

O ambiente de trabalho inovador não é sinônimo de regalias, menos trabalho e mais tempo livre, como muitos podem acreditar. Na verdade, esse ambiente promove um maior alinhamento, foco em resultados e produtividade ao empreendimento.

Em uma pesquisa realizada veiculada pela Exame, constatou-se que apenas 39% do expediente é realmente produtivo nas empresas — resultado da falta de comunicação, excesso de reuniões desnecessárias, metas dispensáveis e checagens contínuas ao e-mail (atividades comuns nos ambientes mais burocráticos).

Nesse sentido, construir um ambiente inovador é, também, aumentar a produtividade diária e melhor aproveitar o expediente de trabalho. Assim, as equipes podem ser mais bem direcionadas, atuar com sinergia e entregar os resultados desejados à firma.

7. Melhor uso dos recursos empresariais

Qualquer empresa precisa de uma série de recursos para existir e fazer com que seus processos diários ganhem vida. Dentre estes: dinheiro, tempo, energia e pessoas. Todos devem ser bem gerenciados, distribuídos internamente e aproveitados ao extremo.

É preciso lembrar que os recursos internos são limitados, então é preciso otimizar sua gestão e obter o máximo de resultados com o que há disponível. Um ambiente inovador garante isso, otimizando a distribuição e o aproveitamento dos recursos no ambiente interno.

A adequada gestão dos recursos beneficia de diversas formas a empresa, reduzindo desperdícios, aumentando a eficiência e gerando um enorme diferencial competitivo. Assim, é possível crescer de modo sustentável e se destacar da concorrência.

Como se pode observar, há diversas razões para arquitetar um ambiente inovador na empresa. Ele garante a atração de talentos, um melhor relacionamento com atuais colaboradores, clientes e a eficiência na gestão dos diversos recursos. Logo, toda a empresa é beneficiada, tornando-se mais atraente e competitiva do que nunca.

Gostou do artigo? Então fique sempre por dentro das nossas novidades, siga-nos no LinkedIn e no Facebook. Vamos lá!

No Comments Yet.

Leave a comment