Conheça qual o perfil de um bom gerente de projetos

Empresas desenvolvem projetos a todo momento. No mercado atual, em que a busca por novas formas de manter-se competitivo é constante, esse tipo de rotina passou a ser ainda mais comum, pois são eles que auxiliam negócios a criarem soluções para seu público-alvo ou a implementarem novas ferramentas. Em cada etapa, o gerente de projetos tem um papel-chave.

O gerente de projetos é crucial para garantir que a empresa execute os seus projetos da melhor forma possível. Quer conhecer melhor a função e o perfil desse profissional? Então, veja o nosso post de hoje!

As principais características de um gerente de projetos

O gerente de projetos é o responsável por definir todas as rotinas de um projeto, a sua metodologia, escopo e objetivos. Esse profissional atua com a administração de todos os fatores que possam impactar positivamente ou negativamente um projeto, como é o caso dos riscos operacionais. Em outras palavras, ele atua em atividades como:

  • gestão de equipes;
  • definição do escopo do projeto;
  • gestão dos custos operacionais;
  • administração de prazos;
  • distribuição de rotinas;
  • mensuração de resultados;
  • gestão de conflitos;
  • definição de metodologias.

Essas atribuições colocam o trabalho de um gestor de projetos em destaque no dia a dia de um projeto complexo. Bem executada, a sua atividade pode ser o ponto fundamental para impedir que falhas ou riscos impactem profundamente a performance do time e comprometam a viabilidade de alguma atividade crítica. Ou seja, sem um bom gestor de projetos, a empresa pode ter graves prejuízos.

O perfil do gerente de projetos de sucesso

O perfil de um gerente de projetos eficiente deve ser composto por habilidades multidisciplinares. Ele deve não só ter um bom conhecimento de rotinas administrativas, mas também ser capaz de impulsionar o trabalho de todos e de conseguir a garantia de que nenhum time atue abaixo da performance esperada. Confira, a seguir, alguns dos fatores que definem os conhecimentos que o mercado espera de um bom gestor de projetos corporativos:

Ser organizado

A organização é um ponto fundamental do cotidiano de um gestor de projetos. Se o profissional não conseguir manter um fluxo de trabalho ágil, sem gargalos e bem estruturado, as chances de ele não conseguir apresentar a performance esperada são altas. Portanto, quem ocupa esse cargo deve ser capaz de manter uma rotina precisa e clara, com todos os compromissos, reuniões e prazos bem fixados.

Conhecer a sua área de atuação

O gestor de projetos pode atuar em empresas de vários perfis e em iniciativas com diferentes objetivos. Na área de TI, por exemplo, esse cargo pode atuar na migração de sistemas, desenvolvimento de softwares ou integração de um novo serviço ao ambiente corporativo. Já na indústria, ele pode auxiliar times a criar um novo dispositivo.

Diante desse caráter multidisciplinar, o gestor de projetos deve conhecer a fundo o perfil do negócio em que está atuando. Isso auxiliará o profissional a identificar com precisão os pontos necessários para executar as suas rotinas diárias, a avaliar como cada risco impacta o desempenho de um time e a buscar a melhor forma para atingir os objetivos do projeto.

Saber liderar

Um bom gestor de projetos é aquele que sabe liderar sua equipe em busca dos resultados esperados em cada etapa. A liderança é uma habilidade que deve ser otimizada diariamente, seja por meio de cursos, congressos ou mesmo pelo feedback de terceiros. Sem ela, o profissional terá grandes dificuldades para manter engajados os seus subordinados.

Um bom líder de projetos sabe que faz parte da rotina do seu trabalho a aplicação de feedbacks à equipe, em casos como:

  • quando uma equipe ou profissional não atinge os resultados esperados, buscando compreender o que levou à baixa performance e trabalhando em alternativas para evitar tal situação;
  • quando um time atinge as suas expectativas, gerando reconhecimento do bom trabalho executado e criando motivação para a equipe buscar sempre pelo melhor desempenho;
  • quando é necessário alinhar questões referentes a comportamento, relacionamentos, adequação com a cultura da empresa etc.

Estar sempre com conhecimentos técnicos atualizados

Todas as áreas do ambiente corporativo mudam constantemente. E, para se manter em dia com tais mudanças, o gestor de projetos deve participar de cursos, palestras, congressos e treinamentos que o possibilitem ter sempre acesso às principais técnicas de gestão da sua área. Das novas metodologias aos processos de gerenciamento mais modernos, é fundamental que o profissional conheça as tendências dessa área para encontrar sempre a melhor solução para as suas demandas.

Saber gerir crises

A gestão de crises é um ponto crítico de todos os projetos, considerando que nenhum está imune a falhas ou problemas. Durante todas as etapas, o profissional deve saber administrar imprevistos, corrigir erros não esperados e mediar eventuais conflitos.

Esse é um trabalho contínuo. Ao ser capaz de gerenciar os vários desafios que um projeto apresenta e, assim, buscar as melhores soluções para eles, o gestor de projetos executará um trabalho de alta qualidade. O impacto causado por imprevistos será muito menor, evitando que os objetivos não sejam alcançados.

A importância do gerente de projetos no alcance de resultados

O mundo corporativo está passando por constantes mudanças. A tecnologia avança rapidamente em diversos âmbitos e, nesse cenário, estar preparado para executar todas as rotinas com qualidade é um desafio em vários negócios. Mas, para que isso seja possível, é crucial que a qualidade esteja presente em todas as partes do dia a dia da empresa, inclusive nos seus projetos.

Os projetos corporativos podem ter um papel-chave no sucesso do empreendimento. É por meio deles que negócios criam novos produtos, eliminam problemas internos e atualizam as suas rotinas.

Diante disso, o gestor de projetos tem ganhado um papel de destaque. Além de ser o profissional responsável por auxiliar os times a atingirem o resultado esperado em cada etapa, o gerente de projetos também ajuda a evitar riscos, cabendo a ele definir indicadores, metodologias e demais estratégias que direcionarão os trabalhos de todos.

Em função do seu papel estratégico, quem pretende atuar como gerente de projetos (ou contratar um) deve conhecer o perfil de um profissional de sucesso. Só assim, o negócio contará com as pessoas certas, preparadas para atingir os resultados esperados em seus projetos e, assim, obter um alto sucesso a médio e longo prazo, com estratégias mais inovadoras.

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