Gerenciamento de serviços em nuvem: o que é e por que investir?

Com o mercado cada dia mais competitivo, a cloud computing virou um investimento estratégico para muitas empresas. Essa tecnologia auxiliou negócios a terem melhores resultados com mais flexibilidade, escalabilidade e mobilidade operacional. Para garantir que a empresa possa aproveitá-lo ao máximo, o investimento no gerenciamento de serviços em nuvem é um ponto-chave.

Esse serviço permite que a organização tenha foco nas suas atividades e possa trabalhar para atingir resultados sem se preocupar diretamente com rotinas de manutenção e gestão de TI. Quer saber mais sobre o tema? Então continue a leitura deste artigo!

O que é o gerenciamento de serviços em nuvem?

O gerenciamento de serviços em nuvem é um tipo de solução para empresas em que um time especializado é contratado para executar os processos de gestão e organização do ambiente de cloud computing.

Isso permite que a empresa possa utilizar uma infraestrutura de cloud computing mais flexível, disponível e alinhada às suas necessidades. Além disso, o negócio poderá focar em processos estratégicos, uma vez que as rotinas de gestão serão direcionadas a outros times.

Como o gerenciamento de serviços em nuvem funciona?

O gerenciamento de serviços em nuvem é voltado para a execução de todas as rotinas de gestão e manutenção de uma infraestrutura de cloud computing. Da implementação dos serviços na nuvem à correção de problemas, todas as atividades podem ser direcionadas a outro time.

Além dos processos de gestão, o gerenciamento de serviços em nuvem também pode incluir a criação e a aplicação de rotinas de gestão e recuperação de desastres. Isso gera mais confiança no usuário, que saberá que os seus dados e processos que dependem da nuvem estarão cobertos por um bom plano de contingência.

Em outras palavras, esse tipo de serviço se baseia nas melhores práticas de governança de TI para executar rotinas como:

  • backup de dados;
  • monitoramento de recursos;
  • suporte a usuários;
  • verificação de disponibilidade;
  • monitoramento dos recursos de rede e servidores;
  • gestão de bancos de dados;
  • alocação de recursos;
  • gerenciamento das licenças de software;
  • definição e disponibilização de VPNs;
  • criação e aplicação de planos de contingência e recuperação de desastres.

Todos esses serviços são estruturados conforme o perfil da empresa, suas normas de compliance e seus processos internos. Outros fatores que são considerados na integração do gerenciamento de serviços em nuvem dentro do ambiente corporativo podem incluir as metas da empresa, assim como a legislação do setor em que o negócio se encontra. Dessa forma, os serviços podem ser executados com um alto nível de qualidade e performance.

Quais são as vantagens de investir em uma solução de gerenciamento de serviços em nuvem?

Ter uma infraestrutura de serviços digitais de qualidade é algo que toda empresa busca. Com o gerenciamento de serviços em nuvem, é possível melhorar a integração da cloud computing no seu ambiente de trabalho e, com isso, gerar melhores resultados no futuro. Entre as vantagens de adotar essa solução, podemos destacar:

Apoio de especialistas

Com o gerenciamento de serviços em nuvem, a empresa terá acesso a um time de técnicos e analistas focado na gestão de serviços de cloud computing. Esses profissionais conseguirão aplicar as principais metodologias de gestão de TI, as práticas de governança e as metodologias de trabalho conforme o perfil do negócio.

Isso é algo que, no médio e no longo prazo, terá um impacto direto nos resultados que a empresa tem. Com um time focado na melhoria dos serviços de cloud computing, a nuvem poderá ser integrada a mais processos e gerar mais competitividade para a companhia.

Mais competitividade

O gerenciamento de serviços em nuvem também gera mais competitividade para o negócio. O apoio de um time focado na gestão da infraestrutura de cloud computing permite que a empresa direcione mais recursos aos seus processos estratégicos, assim como aos projetos importantes.

Com mais foco nessas rotinas, os profissionais internos poderão aplicar um trabalho com muito mais qualidade. Isso contribuirá para a melhoria geral do fluxo de trabalho da empresa, assim como dos seus resultados.

Outro ponto que permitirá ao negócio ter mais competitividade é a melhoria da performance dos serviços de cloud computing. O time contratado poderá escolher e direcionar os recursos conforme as demandas internas rapidamente, evitando gargalos e garantindo que a infraestrutura de nuvem atenda a todas as necessidades do negócio.

Redução de custos

No cenário atual, reduzir custos virou uma preocupação de todas as empresas. Isso ajuda os negócios a manterem sua rentabilidade durante momentos de crise, eliminar gargalos operacionais e garantir os investimentos.

O gerenciamento de serviços em nuvem é uma das formas de diminuir gastos. A contratação do time contará com processos menos burocráticos do que a contratação interna, além de não exigir treinamentos. Como consequência, a empresa pode eliminar custos operacionais e, ao mesmo tempo, garantir que o seu time sempre esteja estruturado da melhor forma possível.

Aumento de segurança e confiabilidade

Os ambientes gerenciados contam com mais segurança e confiabilidade. O time de TI contratado trabalhará continuamente para definir estratégias de monitoramento, controle de acesso e gestão de dados que estejam de acordo com o perfil do negócio. Além disso, a performance será monitorada regularmente para evitar que falhas deixem de serem notadas.

Como consequência, a nuvem manterá um nível elevado de segurança e confiabilidade. O negócio conseguirá garantir a sua capacidade de executar rotinas com um bom nível de qualidade e, assim, se manter aderente aos prazos.

A qualidade da infraestrutura e dos serviços de TI que a empresa tem pode impactar diretamente nos seus resultados. Organizações que contam com um conjunto de ferramentas tecnológicas de alta performance conseguem executar processos de alta qualidade, inovar mais e ter um alto nível de integração.

Em conjunto, esses fatores são cruciais para que o negócio possa atingir os seus objetivos comerciais. Em um cenário em que a computação em nuvem está tão presente, o gerenciamento de serviços deve ser visto como um investimento estratégico, pois permite que o negócio tenha a cloud computing mais integrada ao seu dia a dia, reduzindo riscos e gerando mais retorno sobre o seu investimento.

Gostou desse serviço e quer começar a investir no gerenciamento de serviços em nuvem? Então fale conosco!

No Comments Yet.

Leave a comment