Conheça os principais erros na segurança de dados

A proteção de arquivos passa por várias etapas. No dia a dia de uma empresa, o gestor de TI deve estar atento aos fatores de risco e evitar os erros na segurança de dados mais comuns. Dessa forma, as estratégias de prevenção serão mais eficazes e a companhia terá uma infraestrutura realmente confiável.

Entretanto, quais são as falhas que a sua companhia deve evitar? Quais erros na segurança de dados causam mais impacto para o negócio? Veja tudo isso no nosso post de hoje.

Qual a importância de promover práticas que garantam a segurança das informações e dados da empresa?

Quem acompanha o noticiário de tecnologia notou, nos últimos anos, o crescente aumento das matérias sobre empresas e usuários comuns sendo atingidos por ataques cada vez mais poderosos.

Malwares, como o ransomware, provocaram prejuízos milionários, principalmente em função do seu impacto: em poucos minutos, uma companhia atingida por esse tipo de ameaça pode ter todas as suas informações permanentemente deletadas.

Há ainda o risco de máquinas serem capturadas para ataques DDoS. Esse tipo de situação prejudica a performance de toda a rede interna, gerando gargalos operacionais e diminuindo a vida útil do equipamento.

Além disso, o negócio que não consegue evitar erros na segurança de dados pode ter os seus registros mais importantes roubados. Essa é uma situação que pode levar a grandes prejuízos, tanto financeiros quanto legais — a companhia poderá perder clientes, ter que pagar multas e ainda lidar com uma investigação judicial.

Diante de todos esses fatores, o investimento em segurança digital tem ganhado cada vez mais força. Proteger o empreendimento de ameaças digitais é proteger o sucesso da companhia a médio e longo prazo: se os profissionais têm um ambiente de trabalho confiável e robusto, eles podem levar a TI para o seu dia a dia sem que isso comprometa a sua privacidade.

Além disso, empresas que investem corretamente na segurança de dados ganham um melhor posicionamento de mercado. Elas poderão assegurar aos seus clientes e parceiros comerciais uma maior confiabilidade em seus equipamentos, além de um padrão de qualidade interno mais amplo.

Que erros o negócio pode cometer ao proteger os seus arquivos?

Para dar mais confiabilidade aos usuários, um dos passos mais importantes é evitar falhas. Na proteção diária, a companhia precisa manter uma estratégia em que os erros na segurança de dados são evitados ao máximo. Assim, qualquer medida implementada será realmente eficaz.

Contudo, quais são os erros na segurança de dados mais impactantes? Confira quatro deles logo abaixo.

Não investir em ferramentas de segurança

O investimento em segurança de dados passa pela implementação de sistemas que permitam o monitoramento de ameaças e o correto controle da infraestrutura. Sem elas, a companhia pode ter dificuldades para identificar problemas e conseguir agir rapidamente.

O antivírus, por exemplo, dá ao gestor os mecanismos para avaliar se existe um malware presente na sua infraestrutura para que ele possa bloquear as suas ações rapidamente. Já um bom firewall terá recursos para que a infraestrutura de rede seja mantida sob constante vigilância e, assim, evitar ataques ou conexões maliciosas.

Não controlar o acesso a recursos

Mesmo que a empresa adote medidas de segurança digital que sejam compartilhadas por todo o mercado, ainda há a chance de a companhia ser vítima de um ataque. Nessas horas, é importante que o empreendimento tenha uma boa política de controle de acessos.

Não limitar os recursos que são disponibilizados ao usuário é um dos erros na segurança de dados mais graves. Se uma conta for violada e tiver acesso a recursos que ela não precisa, o invasor conseguirá capturar vários ativos sigilosos e, com isso, ampliar a abrangência do seu ataque.

Não realizar backup

Outra medida que mitiga danos de ataque é a criação de uma política de backups abrangentes. Sem ela, tentativas de violação, como o ransomware, serão muito mais pesadas — a empresa terá dificuldades para recuperar os seus arquivos e o tempo para retomar as suas operações crescerá.

Além de uma medida preventiva contra ataques digitais, o backup de dados também deve ser visto como um processo que protege contra falhas e imprevistos. Se o negócio tem cópias de seus arquivos mais importantes, fica mais fácil para o gestor de TI retomar a operação de um sistema crítico caso algum computador pare de funcionar.

Não adotar um processo de atualização ágil

As atualizações são fundamentais para que uma empresa possa corrigir falhas de segurança de seus sistemas. Portanto, o negócio precisa implementar um processo voltado para isso que seja rápido e preciso.

O problema, porém, é que muitas atualizações exigem que a empresa interrompa o funcionamento de alguma aplicação. Há ainda a chance de o update não conseguir ser adotado por falhas de compatibilidade.

Portanto, o gestor deve ter uma rotina que garanta que testes sejam realizados a e migração planejada no melhor tempo possível. Além disso, o atrito na rotina do usuário também precisa ser reduzido, evitando que a companhia tenha prejuízos durante a atualização.

Como criar uma política de segurança bem estruturada?

A política de segurança de dados é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Portanto, além de evitar os erros na proteção das informações que apontamos acima, também é necessário definir algumas estratégias que tornam o ambiente de trabalho mais robusto e funcional.

Os usuários, por exemplo, devem ser treinados para sempre manterem uma rotina pautada por boas práticas. Divulgue constantemente a importância do uso de senhas complexas, a necessidade de manter a autenticação de dois passos ativa e a verificação de e-mails com anexo e links suspeitos. Lembre-se que a maioria dos ataques dependem de ações do usuário para terem sucesso.

Com uma boa política de segurança de dados, que seja pautada por medidas para prevenir, identificar e mitigar ameaças rapidamente, a companhia poderá manter o seu ambiente de trabalho mais confiável. Os profissionais terão a garantia necessária para incorporar a TI no seu dia a dia e, assim, serem muito mais competitivos.

Evitar erros na segurança de dados comuns é um passo fundamental para o sucesso das estratégias de proteção de infraestrutura de uma empresa. Se o negócio falha em criar e implementar mecanismos funcionais para evitar ataques, os funcionários atuarão em um ambiente pouco confiável e, a qualquer momento, poderão ter as suas informações expostas a terceiros.

O setor de TI, por sinal, é fundamental para garantir o sucesso da estratégia de proteção do negócio. Saiba o motivo no nosso post sobre o tema.

No Comments Yet.

Leave a comment