• Skip to primary navigation
  • Skip to main content
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer
Kalendae

Kalendae

Referência em Governança!

  • Nossos Serviços
    • Application Services
    • Cloud, Infrastructure & Security
    • Co-sourcing
    • Consulting
    • Professional Services
    • Training
  • Quem Somos
  • Blog
  • Materiais Gratuitos
  • Parceiros
  • Contato
Search

O que é ISO 20000 e qual sua importância para as empresas?

You are here: Home / Gestão de TI / O que é ISO 20000 e qual sua importância para as empresas?

dezembro 20, 2018 By Developer Leave a Comment

As certificações de qualidade são um investimento importante para que empresas possam garantir a qualificação dos seus serviços. Uma delas é a ISO/IEC 20000.

Essa é uma norma técnica, que atesta a qualidade na gestão de serviços de TI. Quer saber mais sobre essa norma e como ela pode influenciar nos resultados da sua companhia? Então continue lendo o nosso post!

Desenho com a frase "Sua empresa já possui a certificação ISO 20000?" acima do botão "Solicite um contato"

O que é a ISO/IEC 20000?

A ISO/IEC 20000 é uma norma técnica reconhecida em todo o mundo. Ela define uma série de requisitos obrigatórios baseados em um conjunto de boas práticas para que as empresas executem uma gestão dos serviços de TI de qualidade.

Em outras palavras, ela aborda os requisitos obrigatórios que um provedor de serviços de TI deve atender para desenvolver e manter um Sistema de Gestão de Serviços (SGS). A certificação é obtida após uma entidade certificada pelos órgãos ISO/IEC realizar uma auditoria independente e recomendar a certificação.

Como é o treinamento para profissionais que desejam obter a certificação da norma ISO/IEC 20000?

Existem alguns treinamentos oficiais para profissionais que pretendem obter a certificação ISO/IEC 20000. Em geral, eles são estruturados em um treinamento teórico e em exercícios práticos. Após o curso, o profissional pode fazer um exame e caso seja aprovado, receberá uma certificação que é válida em todo o mundo.

Os níveis do treinamento de qualificação para o certificado ISO/IEC 20000

A certificação ISO/IEC 20000 tem três níveis. É importante que o profissional saiba qual está alinhado com o seu perfil para obter a certificação correta. Veja:

1. Treinamento ISO/IEC 20000 Foundation

Esse nível é focado nos profissionais que estão no primeiro contato com a norma. No Foundation, o profissional adquire uma visão completa sobre os conceitos básicos da norma e como ela é estruturada. Além disso serve de pré-requisito para os demais níveis de certificação.

2. Treinamento ISO/IEC 20000 Practitioner

O nível Practitioner é para quem pretende se tornar especialista na norma ISO/IEC 20000. Quem obtém essa certificação pode trabalhar como consultor ou mesmo se tornar um especialista no ambiente corporativo.

3. Treinamento ISO/IEC 20000 Auditor

O terceiro nível é para profissionais que pretendem trabalhar como auditores. O curso ISO/IEC 20000 Auditor conta com uma abordagem teórica e contempla algumas técnicas de auditoria.

Não é necessário a obtenção de todas as certificações para quem pretende trabalhar com tecnologia. Em muitos casos, apenas treinamento ISO/IEC 20000 básico pode ser o suficiente.

Quando o negócio pretende obter a certificação, deve criar uma estrutura organizacional focada em manter os processos alinhados com os padrões ISO/IEC 20000. E nesse cenário, quem for responsável pela gestão dos serviços pode certificar-se.

Quais as vantagens de certificar a sua empresa na norma ISO/IEC 20000?

A certificação ISO/IEC 20000 pode ser aplicada a empresas e profissionais. E ambos se beneficiam de ter a certificação, por ser uma forma de garantir a clientes e parceiros comerciais que o negócio mantém um bom conjunto de práticas para gerir os serviços de TI.

Como empresas são certificadas na norma ISO/IEC 20000

Para obter todos os benefícios da certificação ISO/IEC 20000, a empresa precisa, inicialmente, definir e validar o escopo da sua certificação. Diante disso, é preciso alinhar quais são as rotinas do setor de TI que serão certificadas no processo de auditoria.

O processo de auditoria é feito por uma empresa independente. Caberá ao auditor avaliar se o negócio atende a todos os requisitos obrigatórios da norma conforme o escopo da certificação. Se tudo estiver correto, o negócio obtém um certificado com validade de três anos.

Em geral, uma verificação anual da certificação ocorre. Justamente por isso, o negócio deve ter um profissional especializado para garantir que se mantenha alinhado com a norma ISO/IEC 20000. Dessa forma, o empreendimento pode assegurar que conseguirá renovar a sua certificação quando for necessário.

A importância de um parceiro para obter a certificação ISO/IEC 20000

Para certificar uma empresa na norma ISO/IEC 20000, é fundamental que o negócio escolha um bom parceiro, que oriente os seus profissionais na construção adequada de um Sistema de Gestão de Serviços de TI (SGS) alinhado aos requisitos da norma.

Já para os profissionais de TI que desejam obter a certificação, eles devem atentar-se em efetuar os treinamentos com empresas e instrutores devidamente acreditados.

Na Kalendae, por exemplo, as empresas terão acesso a cursos presenciais que podem ser contratados no modelo in-company.

Se a intenção é obter a certificação para a empresa, a Kalendae pode ser contratada como consultoria. Os nossos especialistas orientarão o empreendimento para que seja mais fácil conquistar a certificação na norma ISO/IEC 20000, verificando boas práticas para que o provedor de serviços de TI esteja em conformidade com os requisitos mandatórios da norma técnica.

A certificação ISO/IEC 20000 não é obrigatória, mas pode ser vista como um fator de destaque por aqueles que pretendem contratar novos serviços. Em outras palavras, investir na norma ISO/IEC 20000 auxilia o negócio a ser mais competitivo e a encontrar oportunidades de vendas.

Gostou das nossas dicas e quer saber mais sobre como o nosso trabalho auxilia a sua empresa a ter melhores resultados? Então entre em contato conosco!

Filed Under: Capacitação, Gestão de TI

Reader Interactions

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − 6 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Primary Sidebar

Fique por dentro das do mundo de TI!

Basta preencher o campo abaixo e se inscrever em nossa Newsletter!

Posts recentes

  • Serviços gerenciados de TI e outsourcing de TI: entenda as diferenças fevereiro 5, 2021
  • Entenda a importância da TIC para a segurança de dados da empresa junho 3, 2020
  • Saiba como a segurança de dados melhora a experiência do cliente Maio 20, 2020
  • Gestão de incidentes em TI: saiba como fazer de forma eficiente março 31, 2020
  • Command center: saiba o que é e como obter boas informações março 26, 2020

Categorias

  • Capacitação
  • Cloud
  • Gestão de TI
  • Inovação
  • Outsourcing
  • Processos de Negócio
  • Segurança da Informação
  • Uncategorized

Siga-nos nas redes sociais

  • Facebook
  • LinkedIn
Mesa com laptop aberto e ligado ao lado de um pé de plantas verdes e algumas miniaturas de esculturas medievais

Fale com um especialista!

Veja como podemos usar nossa experiência em gerenciamento para otimizar seu negócio.

Falar com um especialista!

Footer

Conheça nossas redes sociais

Veja o que a Kalendae anda fazendo no mercado :)

Fale conosco

Av. Giovanni Gronchi, 6195, 5º andar - Morumbi CEP 05724-003 - São Paulo - SP
Como chegar
+55 11 2842-0900
contato@kalendae.com.br
Seg,Ter,Qua,Qui,Sex o dia todo

Para onde quer ir?

  • Início
  • Materiais Gratuitos
  • Co-sourcing
  • Consultoria
  • Alocação de Profissionais
  • Treinamento
  • Quem Somos
  • Blog
  • Contato

Assine nossa Newsletter!

Fique por dentro das principais novidades do mercado de TI

Copyright © Kalendae Soluções em Gestão Ltda. Todos os direitos reservados