• Skip to primary navigation
  • Skip to main content
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer
Kalendae

Kalendae

Referência em Governança!

  • Nossos Serviços
    • Application Services
    • Cloud, Infrastructure & Security
    • Co-sourcing
    • Consulting
    • Professional Services
    • Training
  • Quem Somos
  • Blog
  • Materiais Gratuitos
  • Parceiros
  • Contato
Search

Gestor de TI e a transformação digital: qual a relação?

You are here: Home / Gestão de TI / Gestor de TI e a transformação digital: qual a relação?

janeiro 21, 2019 By Developer Leave a Comment

Hoje, muitas empresas buscam digitalizar processos e investir na transformação digital para se manterem mais competitivas, inovadoras e eficazes. Porém, para atingir esse objetivo, é fundamental compreender como o gestor de TI e a transformação digital se relacionam.

O profissional responsável pelas operações da área tem um papel-chave no sucesso das estratégias de qualquer negócio que pretende digitalizar as suas operações. Ele auxiliará a companhia em todos os passos para integrar a TI na rotina da empresa e, assim, criar rotinas com maior nível de automação e inteligência.

Quer saber o motivo e como isso ocorre? Então veja o nosso post abaixo!

O que é a transformação digital?

A transformação digital está relacionada a uma série de novas tecnologias que criam experiências mais integradas e dinâmicas. Isso vale tanto para o ambiente corporativo, em que as empresas podem otimizar os seus processos internos, como para as experiências dos clientes.

Isso passa por tecnologias como o Big Data, a Internet das Coisas e a Inteligência Artificial. Bem implementadas, elas podem auxiliar as empresas a terem uma rotina flexível, com alto nível de automatização e inovação.

Além disso, há a criação de um ambiente com maior conhecimento sobre o consumidor. A quantidade de informações que podem ser utilizadas em processos de análise de dados para a tomada de decisão tende a crescer continuamente.

Isso garante ao negócio uma visão abrangente sobre o seu público-alvo e os fatores que podem influenciar o sucesso da empresa. Assim, riscos podem ser evitados e as decisões ficam mais inteligentes.

Nesse cenário, o gestor de TI e a transformação digital andam lado a lado. Como apontaremos a frente, é esse o profissional responsável por efetuar as escolhas que alinharão o negócio com essa tendência e, assim, garantirão a qualidade dos serviços a médio e longo prazo.

Quais tendências de TI a empresa deve ficar de olho nos próximos anos?

Nos próximos anos a tecnologia terá um papel-chave na prestação de serviços. Ela será fundamental para as empresas atingirem os seus clientes com serviços mais inteligentes e conectados com as suas demandas.

Mas para que o gestor de TI e a transformação digital possam ter um papel de destaque, é preciso conhecer e compreender o impacto dessas mudanças. Confira as principais tendências abaixo!

Computação na nuvem

A cloud computing é uma tecnologia conhecida por ser versátil e ter um potencial de grande mudança no ambiente corporativo. A nuvem pode tornar serviços mais integrados, econômicos e eficazes.

Além disso, ela traz mais mobilidade e escalabilidade para as equipes. Os recursos podem ser ampliados sempre, independentemente da demanda ou do local em que os profissionais se encontram.

Internet das Coisas

A Internet das Coisas é responsável pela criação de ambientes de trabalho mais integrados, automatizados e inteligentes. Os dispositivos que estão nessa categoria podem ser utilizados em vários setores, criando serviços e produtos com alto nível de qualidade.

Na indústria, a IoT torna rotinas de manutenção mais inteligentes. Já no comércio, ela permite que as empresas possam entender o comportamento de seus clientes e criar ambientes mais agradáveis. Para quem trabalha com a gestão corporativa, essa tendência pode ser utilizada para cortar custos e tornar ambientes mais eficazes.

Ferramentas de análise de dados

As tecnologias de análise de dados, como o Big Data, criam uma nova cultura de trabalho, conhecida como Data Driven. A análise de informações é levada para o centro dos processos corporativos, permitindo que a tomada de decisões seja mais eficaz e conectada com as demandas do mercado. Riscos são eliminados, garantindo que o negócio possa evitar prejuízos.

Ao mesmo tempo, o Big Data pode ser empregado para otimizar rotinas internas. Avaliando os dados coletados pelos aparelhos da IoT, o negócio consegue entender melhor a sua infraestrutura e otimizar os equipamentos com precisão. Já nas campanhas publicitárias, a análise de dados amplia o conhecimento sobre o público-alvo do negócio e a sua capacidade de criar vendas.

Inteligência Artificial

A IA pode ser aplicada em um número maior de ambientes. Assim, as empresas eliminam riscos, criam experiências mais agradáveis para clientes e serviços de maior qualidade.

Utilizada para desenvolver veículos autônomos, por exemplo, a IA é capaz de revolucionar a entrega de produtos. Ela é mais econômica, ágil e prática. Os veículos são capazes de entregar os produtos nas rotas com o melhor custo-benefício para o cliente e o negócio, aumentando a qualidade do processo e, com isso, a fidelização do consumidor.

Como o gestor de TI auxiliará o negócio a se inserir na transformação digital?

Para auxiliar o negócio a se inserir na transformação digital, o gestor de TI tem um papel-chave. Ele é o responsável por tomar todas as decisões que colocarão a companhia alinhada com essa nova tendência.

Durante o investimento, por exemplo, será ele o profissional responsável pelas estratégias de integração das soluções. Portanto, é crucial que o gestor tenha os dados necessários para traçar rotinas e orientar o time de técnicos na configuração das ferramentas e no treinamento de profissionais.

Além disso, cabe ao gestor de TI definir estratégias para otimizar os investimentos do negócio. Em outras palavras, é ele quem fará um trabalho contínuo para identificar como a companhia pode utilizar novas soluções de TI para resolver problemas, atingir objetivos e metas de médio e longo prazo.

Também cabe a esse profissional encontrar, entre as ferramentas de TI existentes, quais são as que podem ser otimizadas para maximizar os resultados do negócio. Assim, a empresa evita desperdícios e cria estratégias de investimentos mais efetivas, capazes de adotar as soluções mais importantes.

Esse trabalho só é possível quando há uma boa troca de informações. Portanto, a empresa deve ter um trabalho de comunicação contínua com esse profissional.

Feedbacks e sugestões devem ser enviados regularmente, assim como demandas por melhorias. Isso garante que o gestor de TI será capaz de entregar bons resultados e auxiliar a companhia a ser mais competitiva e dinâmica, criando soluções para os seus problemas e escolhendo bons investimentos.

E aí, entendeu de vez a relação entre o gestor de TI e a transformação digitação? Para garantir que o seu trabalho como gerente de TI seja valorizado, é necessário ir além da busca por boas soluções para empresas. Confira no nosso blog quais são as melhores certificações para a sua carreira!

Filed Under: Gestão de TI, Inovação

Reader Interactions

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − dez =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Primary Sidebar

Mulher fazendo o papel de scrum master movendo post-its em um painel Kanban

Fique por dentro das do mundo de TI!

Basta preencher o campo abaixo e se inscrever em nossa Newsletter!

Posts recentes

  • Entenda a importância da TIC para a segurança de dados da empresa junho 3, 2020
  • Saiba como a segurança de dados melhora a experiência do cliente Maio 20, 2020
  • Gestão de incidentes em TI: saiba como fazer de forma eficiente março 31, 2020
  • Command center: saiba o que é e como obter boas informações março 26, 2020
  • Entenda o que é roadmap e por que utilizá-lo no seu projeto de TI março 26, 2020

Categorias

  • Capacitação
  • Cloud
  • Gestão de TI
  • Inovação
  • Outsourcing
  • Processos de Negócio
  • Segurança da Informação
  • Uncategorized

Siga-nos nas redes sociais

  • Facebook
  • LinkedIn
Mesa com laptop aberto e ligado ao lado de um pé de plantas verdes e algumas miniaturas de esculturas medievais

Fale com um especialista!

Veja como podemos usar nossa experiência em gerenciamento para otimizar seu negócio.

Falar com um especialista!

Footer

Conheça nossas redes sociais

Veja o que a Kalendae anda fazendo no mercado :)

Fale conosco

Av. Giovanni Gronchi, 6195, 5º andar - Morumbi CEP 05724-003 - São Paulo - SP
Como chegar
+55 11 2842-0900
contato@kalendae.com.br
Seg,Ter,Qua,Qui,Sex o dia todo

Para onde quer ir?

  • Início
  • Materiais Gratuitos
  • Co-sourcing
  • Consultoria
  • Alocação de Profissionais
  • Treinamento
  • Quem Somos
  • Blog
  • Contato

Assine nossa Newsletter!

Fique por dentro das principais novidades do mercado de TI

Copyright © Kalendae Soluções em Gestão Ltda. Todos os direitos reservados